Processo de recrutamento e seleção: passo a passo

Encontrar profissionais ideais sempre foi um desafio para qualquer empresa, envolve tempo, esforço e estruturação.

Antes de qualquer coisa, para executar contratações assertivas é necessário compreender todas as etapas que compõem os processos de recrutamento e seleção de pessoas.

Em seguida, deve-se cumpri-las de forma segregada, sequencial e precisa. Para te ajudar nesse desafio, preparamos o conteúdo a seguir. 

Este artigo está dividido pelos seguintes tópicos:

  1. Etapas do processo de recrutamento e seleção de pessoas
    1. Fluxograma de recrutamento e seleção
    2. Etapas do recrutamento
      1. Definição da necessidade
      2. Prospecção de candidatos
    3. Etapas de seleção RH
      1. Triagem
      2. Entrevista pré-seletiva
      3. Avaliação técnica
      4. Entrevista decisória 
      5. Conferência de dados
      6. Comunicação do escolhido pela empresa

Fluxograma de recrutamento e seleção

Para clarear seu entendimento sobre o assunto, vamos começar com um fluxograma de recrutamento e seleção. A imagem enumera o passo a passo dos processos e também está disponível para download. Veja a seguir:

Etapas do recrutamento

Representando o “pontapé inicial” para uma contratação, o recrutamento é a fase de identificar candidatos a uma vaga e atrair profissionais para o processo de seleção. 

Nesta etapa, é necessário que se faça um planejamento apontando o perfil dos profissionais desejados e ações atrativas para propagação da vaga. Portanto, o recrutamento se divide em duas fases: definição da necessidade e prospecção de candidatos.

  • Definição da necessidade

Ao ser identificada a necessidade de um ou mais profissionais para compor a equipe, é preciso especificar e detalhar essa demanda, que pode surgir a partir de três situações: para expandir o negócio; substituir colaboradores que se desligaram ou, mesmo, criar um banco de talentos para a empresa. Independentemente da razão, é imprescindível definir a necessidade e determinar os perfis desejados. Para isso, deve-se ter uma comunicação clara e detalhada com os gerentes do departamento, que vão apontar qual o perfil ideal do candidato que buscam para o time. 

  • Prospecção de candidatos

Prepare uma divulgação atrativa, que retenha a atenção de possíveis candidatos. No anúncio, é fundamental especificar os requisitos da vaga e o perfil desejado e escrever um texto impecável, zelando pela imagem da sua empresa. Nesta etapa, os canais digitais são fortes aliados, já que possibilitam uma propagação mais abrangente da vaga. Divulgue em diversas plataformas simultaneamente, como: sites de classificados de empregos, mídias sociais, portais do sindicato de trabalhadores da área e sites de faculdade.

Etapas de seleção RH

Já as etapas do processo de seleção podem variar bastante conforme a cultura organizacional de cada empresa, mas no geral se dividem em três fases mais comuns, são elas: triagem, avaliação e admissão.

  • Triagem

Esse é o momento de filtrar os currículos e escolher quais candidatos devem seguir no processo seletivo. Essa etapa envolve a avaliação de requisitos mínimos para ocupação da vaga – isto é, dados iniciais que devem ser levantados – como: habilidades técnicas, histórico, situação atual (distância da empresa e disponibilidade) e compatibilidade com a organização.

  • Entrevista pré-seletiva

Depois de escolher os currículos que seguirão no processo, é hora de chamar os pré-selecionados para um bate-papo inicial. Esse é o momento de analisar seu perfil comportamental e experiências com base no que foi informado no currículo.

Nessa primeira entrevista, o contato não precisa ser muito aprofundado e nem mesmo pessoalmente; uma ligação por telefone ou videoconferência já é suficiente.

  • Avaliação técnica

Essa fase representa “a última cartada” para definir o profissional que entrará para a empresa, é decisiva e eliminatória. Por isso, conta com uma análise mais detalhada de cada candidato. Podem haver entrevistas, provas de raciocínio lógico e testes de conhecimento específico da área de atuação. É interessante ainda a realização de dinâmicas para avaliação comportamental e técnica, onde tudo deve ser observado atentamente.

  • Entrevista decisória

Essa é uma das fases mais importantes! A lista de candidatos já foi reduzida e agora é preciso escolher, entre os últimos candidatos, o profissional ideal para ocupar a vaga. Por isso, a entrevista precisa ser incisiva e decisiva. Supervisores e diretores da área devem participar, para direcionar as perguntas específicas do cargo e explicar a função de forma mais detalhada.

  • Conferência de dados

Nesta etapa, já se tem em mente o profissional mais apto para o cargo. Mas antes de informar que ele foi selecionado, é fundamental checar a veracidade de todas as informações que ele passou. 

Uma boa opção é pedir referências a empresas anteriores, para as quais ele trabalhou, para saber sobre seu desempenho e confirmar os dados fornecidos.

  • Comunicação do escolhido pela empresa

Por fim, chega a hora da admissão. Mas não pense que todo o processo termina aqui. É momento de cumprir formalidades – como recebimento dos documentos, exame admissional e conferência dos dados informados – mas a admissão vai muito além disso! Nessa fase, é imprescindível adotar um programa de treinamento e capacitação, para preparar os novos empregados e integrá-los à cultura e às rotinas da empresa. Essa ação pode acontecer por meio de um Onboarding para novos funcionários.

Por que optar por uma empresa de recrutamento e seleção?

Desenvolver os processos de recrutamento e a seleção é um trabalho complexo, que exige planejamento, estruturação e empenho dos responsáveis na empresa

Além disso, falhas durante as etapas podem trazer prejuízos para a empresa. E com um orçamento limitado, o ideal é avaliar como tornar esses processos assertivos e que tragam bons resultados.

Nesse caso, contratar uma empresa de recrutamento e seleção pode ser a melhor opção! E se a necessidade for selecionar uma equipe de vendedores, a solução é apostar em uma salestech.

A ZAZ Vendas é consolidada como a primeira salestech do Brasil e lidera o mercado de terceirização de vendas no país. Através de processos tecnológicos e estratégicos, a ZAZ seleciona e capacita profissionais de vendas, para ajudar empresas a crescerem e se tornarem ainda mais competitivas no mercado

Conheça a ZAZ