Backoffice ZAZ: por trás dos resultados, um grande trabalho

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Leandro Peixoto
Equipe de Marketing

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Você entende a importância da cultura organizacional em uma empresa? A ZAZ entende e traduz esse conceito em resultados.

Através de um conjunto de ações poderosas, atreladas à estratégia de negócio, a empresa alavancou seu crescimento pelo país.

Desde 2012, a ZAZ coloca empresas em potencial como protagonistas no mercado. Poderíamos publicar aqui vários cases de sucesso mas, hoje, a pauta é o que acontece “por trás das lentes”. Neste artigo, você vai conhecer de perto a primeira Salestech do Brasil, sua expertise em cultura organizacional e o quanto ela investe, constantemente, no desenvolvimento de profissionais impecavelmente capacitados. 

Primeiramente, quem é a ZAZ

Para quem não conhece o termo, salestech é a junção de “sales” (vendas, em português) + “tech” (tecnologia), o que significa que a ZAZ tem a tecnologia como base de todos os seus processos e serviços.

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Tudo começou em 2012, quando um grupo de empreendedores com amplo conhecimento no setor financeiro percebeu pouco desenvolvimento e inteligência em vendas massificadas. Para preencher esse espaço no mercado, eles criaram a ZAZ, que ganhou o título de primeira salestech do Brasil, expandindo-se por todo território nacional. 

Hoje, presente em quase todos os estados brasileiros, a ZAZ presta serviços especializados em terceirização de vendas para grandes organizações do Brasil. Mercado Pago, PicPay, Ame e Stone, por exemplo, são empresas que já apostaram nas soluções da ZAZ, entre outras do segmento. 

A cultura organizacional da ZAZ

Toda empresa de sucesso precisa ser olhada por dentro, pois dessa forma é possível enxergar o caminho que ela trilhou para chegar onde chegou. 

A cultura organizacional em uma instituição engloba um conjunto de práticas, hábitos, comportamentos e princípios.

Na ZAZ, a cultura organizacional – que vai muito além do que o mercado vê – acontece principalmente através do cuidado com as pessoas que integram seu time

Podendo ser considerada a maior referência no Brasil em seu segmento de atuação, a empresa construiu sua marca, não somente por exceder expectativas de seus clientes mas, também, por meio do engajamento com seus colaboradores. E, através deles, desenvolve constantemente sua reputação.

Além de se empenhar em entregar os melhores resultados, a ZAZ se preocupa com uma gestão profissional e eficiente de pessoas, capaz de alavancar resultados. 

Através de uma série de ações internas, a empresa estimula a capacidade e evolução de cada colaborador, tanto como profissional, quanto como pessoa. 

Essas práticas vão desde o processo de recrutamento e seleção, passando por treinamentos e acompanhamento de desempenho de cada colaborador, até programas de incentivo ao aprendizado e cuidado com a saúde. 

Para entender como essa estrutura se desenrola na prática, veja a seguir como são os programas internos, totalmente voltados aos colaboradores.

Programas internos para os colaboradores

A importancia da cultura organizacional e os Pilares que movem a ZAZ cultura organizacional

Para estreitar o relacionamento com todos os membros do time, que estão por todas as regiões em que a empresa atua no Brasil, foi criado um portal exclusivo para os colaboradores ZAZ.

Além de centralizar o acesso a todas as ferramentas necessárias para facilitar a rotina de trabalho, o portal disponibiliza programas focados em promover hábitos de saúde e conhecimento para o colaborador, como: a Academia do Saber, os canais  Bem-estar e Fala Que Eu Te Escuto e, ainda, a parceria com a plataforma de pesquisa de satisfação Pulses.

Academia do Saber

A Academia do Saber oferece conteúdos para capacitar e qualificar os colaboradores. No caso dos promotores, que é o maior time da ZAZ, isso impacta diretamente na melhora nas vendas. 

Por meio de cursos profissionalizantes gratuitos, a Academia do Saber mostra o caminho para os colaboradores evoluírem na carreira dentro da empresa.

Canal Bem-Estar

O Canal Bem-estar oferece conteúdos de incentivo ao cuidado com a saúde física, mental e emocional dos colaboradores.

Além de receber dicas e orientações periódicas, os funcionários têm acesso a especialistas das áreas de Nutrição, Naturologia, Psicologia, Farmácia e Educação Física.

Alimentação saudável adaptada à rotina do trabalhador; a importância da atividade física; da respiração correta; do sono, são alguns dos temas abordados no canal.

A naturóloga e gestora de bem-estar da ZAZ, Cinthia Pontes, explica que essas ações refletem em uma melhor disposição para o trabalho e para outras atividades do dia. 

“A maior parte dos nossos colaboradores são promotores de venda, o que representa uma média de 90% da nossa equipe. Nosso objetivo é instigar mudanças de hábitos na vida deles, para melhor qualidade de vida, e despertar um novo olhar sobre saúde”.

Canal fala que eu te escuto

Um canal de atendimento rápido e suporte, criado exclusivamente para os colaboradores da ZAZ. Disponível durante todos os dias da semana, o Fala Que Eu Te Escuto mostra a preocupação da empresa em gerar proximidade e ouvir a todos que fazem parte dela.

Pesquisa Pulses

Tem ainda o Pulses. Implementada na ZAZ em 2017, é uma plataforma online de people analytics, desenvolvida por uma startup de soluções focadas em clima organizacional.  

Com o Pulses, a ZAZ passou a fazer uma pesquisa de satisfação semanal com os colaboradores, para identificar pontos que impactam na experiência de trabalho. Essa é uma forma de reavaliar como a empresa pode se tornar um lugar melhor e mais produtivo.

A partir da implementação dessa pesquisa, a ZAZ alcançou uma taxa de adesão de 94% dos colaboradores – um resultado muito expressivo, que supera a média em outras empresas. Com isso, tornou-se um case de sucesso de aplicação e engajamento dos colaboradores com a ferramenta Pulses. Confira o material produzido sobre o case.

A ideia de criar o Canal Bem-estar, por exemplo, surgiu justamente após os resultados mostrados pelo Pulses. Foi quando a empresa percebeu que as notas atribuídas ao bem-estar pessoal de cada um eram menores que as notas atribuídas ao trabalho.

“Esse índice trouxe um despertar de que era preciso fazer algo, uma vez que a ZAZ tem como principal ativo “as pessoas”. Com isso, o Carlos, nosso sócio-diretor, me fez o convite para criar uma área onde pudéssemos abordar o tema ‘qualidade de vida’, com intuito de levar conhecimento e promoção de saúde aos colaboradores”.

A importância da cultura organizacional: entrevista com um dos diretores da ZAZ

O cuidado da empresa com seus colaboradores está atrelado à filosofia de que “eu só consigo ajudar o coletivo, se o meu individual estiver bem resolvido”. é o que explica o sócio-diretor da ZAZ, Carlos Loiola. 

Segundo ele, empresas que, independentemente de seu porte, possuem uma cultura forte, tendem a ser um “organismo mais resistente e resiliente”, menos propensas a um processo de deterioração. 

“Depois de ler vários livros, você percebe que empresas de sucesso, no geral, se construíram sobre alicerces culturais muito firmes. Elas têm uma personalidade forte […] Nós podemos nos adaptar a qualquer realidade, mas nunca podemos nos esquecer das nossas crenças e valores”.

Para Loiola, em uma organização com cultura forte, embora cada pessoa tenha suas aspirações individuais, no fim das contas, todos caminham na mesma direção e o que prevalece é o coletivo.

“Uma vez que as pessoas que compõem o nosso grupo se identificam com nossas crenças e valores, certamente, formamos uma equipe muito forte: de pessoas que lutam pelo mesmo objetivo. E isso não significa abrir mão dos nossos objetivos pessoais”.

Os 3 pilares estratégicos que guiam a equipe ZAZ

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Para compreender melhor “o jeito ZAZ de ser”, sob suas crenças e valores, podemos detalhar os três pilares estratégicos, que não só sustentam o espírito da empresa, como movem toda a organização em seu propósito. São eles: processos, pessoas e inovação

Processos

Nada funciona sem disciplina e processos bem estruturados. Portanto, a ZAZ mapeia objetivos e aposta em processos bem sistematizados e efetivos em todos os seus setores e, com isso, ganha previsibilidade, maior controle das etapas de vendas e aumento da produtividade de cada vendedor.

Pessoas

A ZAZ gosta de gente e essa relação é muito genuína. São pessoas que lidam com outras pessoas todos os dias. Em sua maioria, vendedores, que desbravam as ruas, porta a porta, para conversar com lojistas. Nossa prioridade é o relacionamento, a proximidade e a confiança. Por isso, um dos nossos pilares e, também, grande motivação são as pessoas.

Inovação

A inovação está em nosso DNA! Temos a tecnologia como base para otimização dos processos de vendas. Um dos princípios da ZAZ é operar sempre em busca de inovação tanto em seus sistemas internos de treinamento e capacitação, como em seus canais de vendas e comunicação. Essa busca por inovar reflete em número, impactando diretamente no aumento da produtividade de grandes empresas, através da nossa força de vendas.

Comunicação, atitude e resultados: temas de 2021

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Apesar dos pilares – mostrados acima – representarem aspectos fortes e bem definidos, a cultura organizacional da ZAZ é um processo constante, como explica o sócio-diretor. 

“Uma cultura organizacional nunca será suficientemente enraizada. Ela é uma planta, que precisa de muito cuidado, para que as raízes continuem penetrando. De forma ainda mais metafórica, imagine que o solo se transforma o tempo todo: ora está mais úmido e rico em sais minerais, ora não está. Esse é um desafio muito interessante para as empresas, em um mundo cada vez mais conectado e em processo de transformação social, cultural e econômica”.

Nesse sentido, pode-se concluir que, apesar de não perder sua essência, a ZAZ está sempre evoluindo e amadurecendo sua cultura. A cada ano, surgem novos desafios e, com eles, os temas foco da ZAZ, que norteiam as estratégias empresariais para o ano. Em 2021, são eles: comunicação, resultados e atitude

“Dificilmente um ano vai se apresentar igual ao que passou, sempre teremos novos desafios. Por isso, é preciso adaptar os nossos focos. Essa revisão é importante para que estejamos alinhados com as necessidades do momento, mas sem machucar nosso tecido cultural”.

Comunicação

A comunicação está no DNA da ZAZ! Por ser parte fundamental da rotina, a comunicação é explorada internamente de forma intensa, através de programas, plataformas interativas, treinamentos, reuniões e, claro, disciplina: para que o processo comunicacional seja firmado por práticas diárias da empresa.

Atitude

A atitude está nos detalhes de cada um dos profissionais da ZAZ, que através de pequenas ou grandes ações, demonstram força, ânimo e coragem. 

Loiola deu destaque a alguns exemplos de colaboradores da ZAZ, que colocaram a vida profissional em primeiro plano e agarraram oportunidades, se entregaram a mudanças na vida pessoal e tomaram iniciativas significativas para a empresa.

“Um bom exemplo é um colaborador de Santa Catarina, que durante um período que estamos crescendo muito, largou tudo para embarcar em uma operação importante no nordeste. Nós não o pedimos para fazer isso, ele se voluntariou. A atitude está em cada detalhe, em cada um dos profissionais que, dentro da sua área, têm ações significativas. Isso é importante. Ao se deparar com um desafio, é preciso ter atitude”.

Resultados

Por fim, resultados. De nada adianta garantir uma boa comunicação e ter atitudes, se não houver resultados. Loiola ressalta a importância de manter, ainda mais em meio a uma pandemia, um olhar positivo, de que vamos atravessar essa fase.

“Se estamos dizendo para o mercado que somos uma empresa capaz e o mercado está acreditando em nós, então temos que entregar resultados. E o conjunto das nossas atitudes este ano são importantes para garantir esses resultados”.

Uma forte cultura interna impacta nos resultados

Uma forte cultura interna impacta nos resultados-cultura-organizacional

A experiência da ZAZ nos ajuda a entender a importância da cultura organizacional para o sucesso de uma empresa, mostrando resultados finais muito positivos. 

Hoje, podemos concluir que a estruturação de um forte trabalho interno para um bom clima organizacional foi o que construiu uma equipe bem preparada, em cada um dos setores, e tornou a ZAZ, além de pioneira, referência em seu mercado de atuação.

Conheça um pouco mais sobre todas as soluções que a ZAZ oferece e que fizeram dela referência no país.