Saiba como escolher sua empresa de terceirização comercial

Como escolher a empresa certa de terceirização de vendas. Saiba o quê considerar.

Para contratar a empresa certa de terceirização de vendas é necessário dedicar tempo para pesquisar alguns aspectos, tais como: reputação no mercado e cases de sucesso, técnicas utilizadas e recursos tecnológicos aplicados ao processo de prospecção.

Assim como qualquer outro investimento, deve-se buscar o conhecimento para entender o as características que compõem a melhor equipe de força de vendas. Desse modo, cada real investido irá retornar para o caixa do seu negócio com maior rentabilidade.

Neste texto você vai aprender:

  • Quais são os aspectos que compõem uma empresa de terceirização de vendas que realmente entrega resultado;
  • Quais são os quesitos a serem analisados para escolher a empresa certa de terceirização de vendas;
  • Qual é o passo a passo para encontrar a empresa ideal.

O que compõe uma empresa de bpo comercial de excelência?

O que compõe uma empresa de bpo comercial de excelência? Entenda mais sobre o assunto.

Em geral, existem três grandes pilares nos quais as melhores empresas de sales outsourcing se apoiam, aqui estão eles:

Equipe ampla e capacitada

A equipe de vendas terceirizada deve ser numerosa o suficiente para alcançar o maior número de leads, e habilitada para executar o trabalho da melhor forma possível, com conhecimento de mercado e entendimento das particularidades de cada uma das regiões de atuação. Desse modo, deve quebrar objeções, transmitir o valor do produto e demonstrar confiança para o cliente no momento da venda.

Além disso, o atendimento prestado deve proporcionar a melhor experiência, de forma que o promotor não apenas venda o produto, mas também seja uma importante fonte de informação para tirar dúvidas do consumidor e o instruir sobre a utilização da solução oferecida.

Processos estruturados

Vender não é algo simples. Por isso, uma empresa que está realmente preparada para orquestrar com eficiência a terceirização de vendas deve contar com processos bem definidos e claros para todas as pessoas envolvidas. 

Afinal, se você não souber o que esperar, também não conseguirá cobrar eficiência nem avaliar os resultados. 

Com os processos claros, as metas se tornam mais objetivas e é possível garantir uma maior assertividade sobre cada passo realizado – desde o mapeamento dos leads até a fase pós-venda.

Também é importante que os processos sejam pensados unindo diferentes canais. Isso porque o uso de múltiplos caminhos permite obter uma melhor performance das vendas e do relacionamento com os clientes

Compromisso com a inovação

O mundo hoje é digital. Desse modo, uma empresa de terceirização de vendas de excelência tem o dever de se preocupar em em atualizar seus processos, conhecendo a fundo as mais modernas tecnologias do mercado, integrando e implementando as soluções mais eficazes para cada negócio.

Atualmente, é possível utilizar a geolocalização como uma ferramenta para encontrar leads, assim como para monitorar as atividades e desempenho das equipes de vendas externas. Além disso, também há o uso da big data como fonte de informações para melhorar a performance, tanto em ações tradicionais (telemarketing e força de vendas externa), quanto em estratégias online (marketing digital).

Questões a serem consideradas com sales outsourcing

Quesitos para avançar com sales outsourcing em sua empresa.

Existem vários fatores que devem ser avaliados na hora de escolher uma empresa de terceirização de vendas.

Inicialmente, avalie a sua estrutura. Aqui, não estamos falando do local em que a empresa atua, mas de tudo que a compõe. Pesquise o tempo de mercado, seu formato de trabalho e se conta com as tecnologias e os recursos humanos necessários para uma prestação de serviço eficiente.

Avalie o quão transparente a empresa é em relação ao que, de fato, oferece. Uma forma de realizar isso é conversar com clientes. Pergunte se aquilo que está disposto no contrato está sendo prestado no dia a dia. 

Outro fator importante é a preocupação com treinamento e capacitação dos times. Ou seja: se a empresa de terceirização de venda seleciona e treina os profissionais para que eles realizem o trabalho solicitado. 

Além disso, pesquise mais a fundo a credibilidade da empresa. Veja se há processos em andamento e se todas as certificações necessárias para oferecer esse serviço estão atualizadas. 

Lembre-se que uma das principais vantagens da terceirização de vendas é a delegação dos processos de contratação, gestão e administração burocrática de pessoal. Logo, é essencial que a empresa ofereça esses serviços com qualidade. Caso contrário, são as suas vendas que ficarão prejudicadas. 

Agora que você já conhece os aspectos, saiba quais são os passos para encontrar a empresa certa de terceirização de vendas.

Passo a passo para escolher a empresa de outsourcing comercial ideal

Busque recomendações

O primeiro passo é bastante simples, pergunte aos colegas de trabalho ou amigos de outras empresas, se eles já tiveram alguma experiência com outsourcing de vendas. Com essa conversa, procure extrair os pontos positivos e negativos e colher referências de empresas que proporcionaram um bom serviço. 

Buscas no Google também ajudam bastante, tanto para encontrar avaliações quanto para descobrir o histórico de cada empresa. Ao analisar o portfólio de clientes e os cases compartilhados, por exemplo, é possível ter uma melhor percepção sobre qualidade e a eficiência dos serviços prestados.

Empresas que possuem grandes conquistas fazem questão de divulgá-las na internet. Então, se você não encontrar nenhuma lista com marcas relevantes que confiaram no serviço da empresa que cogita contratar, pode ser um sinal para buscar por opções melhores.

A ZAZ, por exemplo, já trabalhou com grandes marcas, como: Mercado Pago, Stone, PicPay, Ame Digital, Cielo, Bradesco, Itaú, Serasa Experian

Conheça os serviços oferecidos

Levante mais informações sobre a organização para se certificar dos serviços prestados. Ainda, procure entender como são os processos de mapeamento dos leads, como essas informações são registradas e distribuídas entre os funcionários da companhia, além de outras dúvidas que você possa vir a ter.

Não tenha receio de entrar em contato com a empresa que você está estudando a contratação para entender cada serviço e como ele pode te auxiliar, seja por e-mail, telefone ou até mesmo em uma reunião.

Ao coletar essas informações, dê preferência para as organizações que apresentam maior expertise em técnicas de vendas e que prezam pela inovação na forma de executar os seus processos. 

Além disso, opte por aquela que tenha cuidados com a gestão eficaz, preocupação com o desenvolvimento dos profissionais de venda e que siga rigorosamente os fundamentos das leis trabalhistas. Essa empresa deve, ainda, responsabilizar-se pelas equipes de forma integral, desde um processo seletivo responsável e criterioso.

Saiba quais são as tecnologias utilizadas

Como já comentado anteriormente neste conteúdo, a tecnologia cada vez mais tem melhorado a performance dos mais diversos processos. Na área de vendas, isso não é diferente.

Nos dias atuais, não se pode imaginar uma empresa que não busque inovação por meio da implementação tecnológica. Atente-se a isso na hora de buscar por uma empresa de vendas terceirizada.

Se possível, procure contratar os serviços de uma salestech. São empresas de terceirização de vendas que, além de garantir o uso de processos de qualidade, possuem as melhores tecnologias para otimizá-los. 

Afinal, por meio das inovações é possível garantir uma maior assertividade na abordagem ao cliente.

Passo a passo para escolher a empresa de outsourcing comercial ideal.

Avalie a qualidade do atendimento

Está mais do que comprovado que, atualmente, o cliente sempre está em busca de uma boa experiência de compra, tanto em serviços destinados ao lazer, quanto na contratação de serviços mais burocráticos.

Aqui na ZAZ nossos promotores de venda são altamente capacitados para oferecer a melhor experiência ao cliente, começando através da realização do onboarding. Essa técnica, por sua vez, apresenta ao consumidor o passo a passo da utilização do produto recém adquirido no momento em que a venda é concluída.

O onboarding compõe o serviço de Customer Success da ZAZ, e tem a missão de sanar todas as dúvidas que este cliente pode vir a ter acerca do uso do equipamento adquirido. Desse modo, os possíveis atritos que podem existir entre o consumidor e sua aquisição são reduzidos ao máximo.

Dessa forma, indicadores como LTV e CAC alcançam métricas mais satisfatórias, de forma que a cada nova venda seja estabelecida uma longa relação de consumo. 

Compare o valor entre os serviços

O preço é o item menos relevante a ser analisado nestes casos. O que deve ser observado é a qualidade do serviço prestado. Embora pareça a algumas pessoas que tercerização de vendas é uma commodity, a realidade é diferente. 

Seguindo essa distorcida linha de raciocínio, que olha apenas para o custo e ignora outras fontes de valor do sales outsourcing a ser escolhido, pode-se perder grandes oportunidades. 

A execução adequada de alguns processos é vital para a conclusão de uma venda. Pense nisso quando for escolher uma empresa para terceirizar as suas operações comerciais.

Na ZAZ, você encontra uma equipe ampla e capacitada, processos estruturados e compromisso com a inovação. Acesse o nosso site e conheça mais sobre os serviços que oferecemos.