COVID-19 e incentivo a microempresa e pequenos negócios

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Leandro Peixoto
Equipe de Marketing

Entenda como o apoio a pequenas empresas pode ajudar no momento de pandemia

Há alguns meses, países do mundo todo convivem com uma preocupação em comum: o contágio com o Coronavírus e a disseminação da COVID-19. As medidas políticas adotadas para reduzir a disseminação da doença trouxeram impactos para a atividade econômica. Neste momento tão crítico, torna-se fundamental o nosso incentivo aos pequenos negócios, que podem ser responsáveis pela manutenção de emprego de milhões de brasileiros. E mesmo neste cenário desafiador, surgem alternativas que podem ser oferecidas pelas pequenas empresas, visando se estabelecer como uma opção para o consumidor.

As PMEs são essenciais para os resultados econômicos do Brasil

De acordo com dados do SEBRAE, as pequenas e médias empresas representam 27% do PIB nacional e 70% dos mais de 20 milhões de empreendimentos brasileiros, ou seja, cerca de 13,5 milhões de negócios!

E, mais importante, elas respondem pela maior parte dos empregos formais no país. Só em fevereiro deste ano, as PMEs geraram 125 mil empregos com carteira assinada, cerca de 72,3% de todas as vagas formais do período. 

Diante deste cenário, este post tem a finalidade de apresentar algumas alternativas de atuação para que o pequeno empreendedor siga em atividade, reduzindo os impactos da pandemia nos resultados e estabelecendo novas estratégias comerciais.

O atual contexto demonstra que há uma sinergia de pensamento no mercado consumidor: fortalecer o pequeno empresário como forma de dar continuidade à progressão econômica. E isso é o ponto que vamos explorar neste conteúdo.

Entenda como incentivar pequenos negócios e driblar as adversidades do momento.

Para facilitar a leitura, navegue através do botões:

Compre local e incentive outras empresas de pequeno porte

Vamos começar com algo essencial. As PMEs movimentam boa parte da economia, portanto, o momento deve ser de união. Os pequenos empresários precisam agir de forma sinérgica, incentivando o seu público a direcionar suas necessidades de consumo para quem mais precisa. 

Sua empresa pode se valer das estratégias de comunicação e marketing adotadas para “espalhar a mensagem” e contribuir para que mais e mais pessoas tomem consciência da importância que essa atitude tem.

Fomentar uma campanha de consumo nas pequenas empresas é algo em evidência. Muitas instituições, pessoas públicas e até autoridades políticas estão se esforçando para conscientizar as pessoas sobre este tema.

Contudo, não adianta apenas pedir para quem as pessoas comprem da sua empresa. É preciso dar o exemplo, portanto, os pequenos empresários também precisam direcionar seus gastos para esse tipo de empresa, isso significa:

  1. Buscar fornecedores locais;
  2. Firmar parcerias com outras empresas de sua cidade ou região;
  3. Direcionar o seu consumo pessoal para esse tipo de estabelecimento.

A importância da divulgação via redes sociais

Neste momento de isolamento social, o acesso à internet e redes sociais tende a aumentar, e o pequeno empreendedor precisa aproveitar o acréscimo da audiência digital para informar ao seu público-alvo sobre a disponibilidade de seus serviços.

As redes sociais têm papel fundamental agora. As PMEs devem informar sobre os horários e modos de funcionamento usando seus perfis. Não podemos nos esquecer também da importância de utilizar essas plataformas para interagir e atender as pessoas, mantendo um contato próximo com os clientes e potenciais consumidores. 

A mobilidade do delivery pode ser a saída para contornar o COVID-19

Se os empreendimentos não podem abrir suas portas e concentrar pessoas dentro de suas instalações, então, o jeito é ir até o cliente. Atualmente, serviços de delivery estão indo muito além dos restaurantes. 

Aplicativos de entrega permitem que empreendedores de áreas como alimentação e varejo possam se valer da tecnologia para minimizar os impactos da queda do movimento presencial.

Para engajar seus clientes e convencê-los a continuar comprando, vale a pena analisar os preços das transportadoras que continuam em operação e tentar manter o movimento por meio das entregas.

Algumas empresas estão aceitando até reduzir o faturamento ao arcar com uma parte do frete. Isso se apresenta como uma forma de “acordo”: o cliente compra e você ajuda um pouco ao cobrir uma parte do valor do frete.

E os prestadores de serviços? Como agir?

Para quem presta serviços, não há a possibilidade de utilizar o delivery para manter as operações. Com isso, vale a pena estimular algumas ideias, como “pague agora com desconto e usufrua do serviço depois do isolamento”. 

Sim, parece algo inusitado, mas que está se desenhando como uma saída oportuna para o prestador de serviço manter seu fluxo de caixa. 

Para obter sucesso nessa forma de trabalho, vale a pena investir nos clientes mais fiéis, estimular a parceria, apresentar a situação e, claro, se possível, oferecer alguma vantagem para quem se compromete a pagar por algo que ainda não recebeu. 

Ofertas e políticas de descontos se apresentam como fator atrativo para as PMEs

Pessoas adoram promoções e boas ofertas. Em um momento em que o pequeno empreendedor precisa manter seu fluxo de caixa, vale a pena investir em uma política mais agressiva de descontos, mesmo que isso impacte o faturamento líquido.

Essa recomendação vale ainda mais para quem comercializa produtos perecíveis. É melhor ganhar menos do que perder mercadorias, não é mesmo? 

Profissionais liberais e a possibilidade de executar seus serviços via internet

Para profissionais como psicólogos, consultores empresariais, contadores e advogados, a internet se apresenta como uma ferramenta que viabiliza a continuidade de seu trabalho.

Ao utilizar tecnologias de comunicação (como WhatsApp, Hangouts e Skype) é possível estabelecer contato com o cliente, trocando a proximidade real pela virtual. 

Com um algumas adaptações é possível seguir oferecendo os serviços sem sair de casa, o que é bom para o profissional e também para o cliente, que não perde a continuidade dos serviços contratados.

Vale a pena utilizar um sistema remoto de atendimento, contudo, é importante adotar um modus operandi condizente com este cenário, a fim de evitar queda na qualidade dos serviços. 

Muitos profissionais liberais já estão transformando a internet em seu principal canal de atendimento, e este momento de pandemia pode se apresentar como um “período de testes” para os profissionais que desejam operar dessa maneira. 

Participação em redes de apoio aos empreendedores locais

Pode ter certeza de uma coisa: Seu negócio não é o único que está passando por um momento desafiador. E se você não está sozinho, por quê não juntar forças com outros empreendedores.

Converse com outros pequenos empreendedores e busque (e fomente) apoio coletivo. Se possível, junte com outros empreendimentos para oferecer vantajosos pacotes de produtos/serviços e até para dividir custos de frete. 

O momento pede união e sinergia, portanto, a criação de uma rede de apoio entre as PMEs da sua cidade é uma saída bem interessante para movimentar os negócios locais e gerar união com outros negócios. 

Infelizmente, o cenário pede o isolamento social. Autoridades de saúde do mundo todo estão reforçando a importância dessa medida para reduzir a curva de propagação da Covid-19. 

E não há motivos para ignorar as recomendações. Você se coloca em risco, além de expor de forma desnecessária seus funcionários e clientes. Portanto, o jeito é buscar alternativas para driblar a queda do faturamento.

Mas não há motivos para desespero. Os procedimentos mencionados neste conteúdo se apresentam como alternativas para fomentar a atuação das PMEs, e é possível obter resultados mesmo em um momento complicado.

As demandas de consumo continuam, e cabe às empresas se preparar para estimular esse consumo de uma nova maneira.

Esteja atento às oportunidades, confira cursos gratuitos durante o período de quarentena

Em meio à crise provocada pela Covid-19, encontrar novos modelos e reinventar o próprio negócio se tornaram alguns dos principais desafios do empreendedor. É preciso investir na capacitação de pessoas. Pensando nisso, algumas instituições, como o Sebrae, Senac, Senai, entre outras, estão criando iniciativas de promover cursos gratuitos online, para que nesse momento a capacitação seja um foco para otimizar os pequenos negócios e gerar novas oportunidades. É tempo de se reinventar. Confira abaixo alguns links para cursos gratuitos durante o período de quarentena:

Por fim, não podemos nos privar de falar sobre as ações mais importantes a serem tomadas neste momento: lave bem as mãos, evite aglomerações e, se possível, fique em casa!

Para saber mais sobre os nossos conteúdos, acesse o Blog da ZAZ e fique por dentro das nossas novidades sobre o mercado e serviços de terceirização de vendas.