Saiba como ter o perfil de um vendedor de sucesso

Promotor de vendas sendo recebido por seu cliente e mostrando ter o perfil de um bom vendedor

No trabalho de promotor de vendas você vai encontrar muitos desafios. Porém, é um caminho repleto de oportunidades. A atividade de vendas é uma das mais antigas do mundo e está em constante evolução.

Antes de mais nada, para entrar para esse universo comercial é preciso ficar ligado em alguns pontos importantes. Confira algumas dicas de habilidades e comportamentos que vão ajudar você a ter o perfil de um bom vendedor para ingressar na área de vendas e ter excelentes resultados.

  • Comunicativo – Tem pessoas que são mais visuais. Outras gostam mais de conversar, de ouvir e ser ouvido. Saiba se expressar bem e conquiste todos os públicos.
  • Organizado – Prepare sua rota de vendas e os materiais de apoio. Além disso, deixe sua carteira de clientes bem alinhada. Tanto na prospecção quanto no pós-venda.
  • Criativo – Você já deve ter ouvido a expressão: pense fora da caixinha. Portanto, tenha criatividade para escolher a melhor abordagem para cada cenário.
  • Disciplinado – Evite atrasos e tenha disciplina para cumprir seus compromissos.
  • Otimista – Não fique abalado com as negativas. Saiba ouvir e contornar as objeções.
  • Ambicioso – Tenha garra, supere metas e busque se desenvolver cada vez mais.
  • Empático – Se coloque no lugar do seu cliente. Ouça as dores e aponte a melhor solução.
  • Paciente – Lembre-se que que cada pessoa tem um ritmo e um tempo para tomar uma decisão. Por isso, tenha paciência para conduzir a negociação.
  • Responsável – Mantenha o foco e cumpra suas metas e atividades com excelência.
Quatro pessoas representando as principais características do perfil de um bom vendedor

Principais características de um vendedor

Você se considera uma pessoa extrovertida ou introvertida? Gosta de focar em análises e dados ou fica mais à vontade interagindo com pessoas? Separamos os principais perfis de promotores de vendas e veja qual combina mais com você.

  • Dominante – Direto e audacioso. Está sempre buscando superar metas e alcançar objetivos de forma rápida e enérgica. É autoconfiante e gosta de direcionar as vendas para o fechamento. Porém, tem um pouco de dificuldade em ouvir o cliente.
  • Influenciador – Comunicativo e persuasivo. Consegue se relacionar muito bem e manter a carteira de clientes fidelizada. É um tipo de promotor de vendas otimista. Só que precisa ter cuidado para não perder o foco da venda durante as negociações.
  • Estável – É paciente e pode ser um ótimo planejador de uma rota de vendas, por exemplo. Consegue identificar o público-alvo e definir as melhores abordagens de venda. Porém deve ter maior agilidade para fazer o o fechamento da venda.
  • Cauteloso – Analítico. Procura ser perfeccionista e disciplinado. Ótimo em cumprir horários e está sempre bem informado. Deve ter jogo de cintura diante de algum imprevisto.

E aí, com qual perfil você se identificou? Faça um teste de perfil comportamental descubra o seu estado atual e quais são suas habilidades, pontos forte, valores e pontos de melhoria de sua personalidade.

Todos esses perfil apresentam pontos positivos. Bem como, apontam características que fazem diferença, tanto numa abordagem quanto nos resultados das vendas. Explore ao máximo o melhor de cada perfil e tenha mais sucesso nas suas vendas.

Perfil profissional de vendedor externo e interno: Veja a diferença

Cada pessoa tem a personalidade e a forma de trabalho que mais combinam com o jeito de ser. Afinal, algumas pessoas são mais comunicativas e preferem estar nas ruas, em movimento, bem próximas de seu cliente em potencial.

Outros preferem uma rotina dentro de escritórios e pontos fixos de atendimento. Portanto, é importante identificar o perfil profissional que se aproxima mais da sua personalidade. Isso vai ajudar você na hora de se candidatar a uma vaga para trabalhar com vendas externas ou internas.

Seu perfil é de vendedor externo?

  • Características – O vendedor externo leva o produto ou o serviço diretamente ao cliente. Visita os estabelecimentos comerciais para prospectar, vender e fidelizar, apresentando soluções e dando suporte ao que eles precisam.
  • Habilidades na rotina – Organização para elaborar roteiros de vendas, disciplina e disposição física para cumprir as visitas. O vendedor externo precisa ser motivado e estar preparado, inclusive, para aquele dia chuvoso e os possíveis contratempos no trânsito.
  • Conhecimento – A área de vendas é repleta de inovação e por isso é preciso estar atento às novidades. E ainda, conhecer as técnicas de vendas, abordagens e como fazer um pitch de vendas.

Ou você se identifica mais como vendedor interno?

  • Características – O vendedor interno atua no escritório ou em um ponto físico de trabalho. A maioria das negociações é feita à distância, como telefone, e-mails, WhatsApp e videochamadas.
  • Habilidades na rotina – Falar e escrever bem nas mais variadas plataformas e meios de comunicação. Além disso, saber lidar com materiais de prospecção e ter facilidade para fazer negociações de forma simultânea.
  • Conhecimento – É importante acompanhar a evolução tecnológica e estar atualizado para se comunicar com seus clientes. Investir em cursos de capacitação nas áreas de marketing digital.

Tanto vendedor externo quanto interno, tem uma característica fundamental que vale para os dois modelos: Saber se relacionar com pessoas. O promotor de vendas precisa também saber conviver com metas. Além disso, tem que se adaptar aos canais de vendas e estar antenado ao comportamento dos clientes.

Jovem vendo no celular qual é o perfil de um bom vendedor

Fique preparado para começar na carreira de vendas

Agora que você já identificou alguns pontos importantes do perfil de um bom vendedor, deve estar se perguntando “como faço para trabalhar de promotor de vendas”.

A resposta é simples: escolha a melhor empresa para se trabalhar com vendas.

Procure por instituições que estejam preocupadas com a ascensão profissional e qualidade de vida de seus colaboradores. Além disso, escolha as que investem na criação de um ambiente de trabalho que valorize as relações de confiança, respeito e bem-estar entre todos os colaboradores.

E ainda, veja se a empresa se importa com o desenvolvimento da equipe e se ela é referência de sucesso na área de atuação.

Lembre-se que além de saber escolher a melhor empresa para trabalhar com vendas, é necessário estar em constante aprendizado. Procure fazer cursos de capacitação e especialização. Participe de workshops e se dedique para se desenvolver e se destacar no mercado de trabalho.