Vendedor externo: o que faz

Uma das principais funções dentro de uma empresa que vive de negócios é o promotor de vendas. Afinal, este tipo de profissional visita o comércio e pessoas para prospectar e vender um determinado produto. E ainda, tem a missão de fidelizar os compradores.

Quando se pergunta o que faz um promotor de vendas externas, vale lembrar que ele também desenvolve propostas comerciais. Além disso, gerencia negociações e atrai novos clientes.

Portanto, o promotor de vendas é responsável por promover a venda dos produtos da empresa que ele representa, de forma ativa. Bem como visitar presencialmente os seus clientes em potencial.

Embora o vendedor externo fique boa parte do tempo fora da empresa, faz parte do quadro de funcionários. Ele segue as regras CLT da categoria, cumprindo a carga horária de trabalho, metas e premiações.

Importância do promotor de vendas

Antes de tudo, o promotor de vendas é a peça-chave na construção de resultados para uma empresa. Resistente, entusiasta e ambicioso são as principais características de um vendedor. Dessa forma, pode atrair grandes resultados para as operações de vendas.

Em outras palavras, o vendedor cria relações de fidelidade com clientes, além de aproximar a instituição do dia a dia de uma determinada região.

Um processo de venda bem elaborado vai além da formalização da compra. Do mesmo modo, tem o poder de fidelizar. E ainda, fazer com o cliente ajude você a indicar novos contatos e aumentar sua carteira clientes.

Confira o vídeo que preparamos na ZAZ em homenagem aos nossos promotores de vendas:

7 passos fundamentais na rotina do promotor de vendas

As funções de um promotor de vendas são livres e dinâmicas. Contudo, seu dia a dia costuma seguir um padrão de atividades. Confira, na prática, o que faz um promotor de vendas externas:

  1. Prospecta – Conhece a região de atuação. Além disso, mapeia as chances de negócios. E ainda, aumenta o raio de prospecção;
  2. Conhece o público – Descobre o perfil do seu cliente e antecipa as necessidades dele. Apresenta soluções que garantam o fechamento da venda;
  3. Desenvolve relacionamento – Se comunica de forma sincera, clara e objetiva. Está com toda atenção voltada para o cliente. Da mesma forma, tem empatia e analisa os cenários sob a visão do lead;
  4. Apresenta o produto – É objetivo, prático e desperta o interesse sobre o produto que está vendendo. Além disso, sabe ouvir seus clientes. Nesse sentido, fica atento para as objeções. Essas técnicas estão presentes na hora de fazer um pitch de vendas;
  5. Plano de negociação – Domina os assuntos sobre preços, prazos, descontos e facilidades. Acima de tudo, faz com o que o cliente entenda que o produto é uma solução para ele;
  6. Fechar a venda – Passa segurança e confiança. Percebe a negativa do cliente e o momento de encerrar o assunto. Em seguida, deixa aberto um canal de comunicação, esclarece dúvidas e apresenta vantagens nos próximos encontros;
  7. Cuidar bem dos clientes – Fica perto dos compradores. Faz visitas periódicas. Nesse meio tempo, tira dúvidas e tem acesso para mostrar novos produtos e serviços.
Vendedor caminhando em direção ao seu cliente para apresentar seu produto, é o que faz um promotor de vendas externas

O que um promotor de vendas deve evitar

O promotor de vendas é uma peça fundamental e influencia diretamente no sucesso de uma operação de vendas. Portanto, é preciso estar atento à sua rotina e também fazer uma autoavaliação para não pisar na bola e perder a oportunidade de converter suas visitas em vendas.

Separamos aqui uma listinha com alguns erros que o promotor de vendas deve evitar para se tornar um vendedor de sucesso. Confira:

  • Não cumprir os compromissos
  • Não dar abertura para ouvir o cliente
  • Desconhecer o produto
  • “Robotizar” o atendimento
  • Falar mal da empresa em que trabalha
  • Não ter foco
  • Ser desorganizado
  • Ter uma aparência desleixada
  • Ser preguiçoso

De forma geral, o promotor de vendas está em constante contato com seus clientes. Portanto, lembre-se que o bom relacionamento com seu público vai depender da sua postura na rotina de trabalho. Então, procure ser um profissional exemplar para se destacar no mercado e decolar na carreira.

Quer saber quanto ganha um promotor de vendas?

Antes de mais nada, essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida. Pois existem diferentes modelos de remuneração aplicados em cada estado do país.

Geralmente, as empresas oferecem um valor base inicial e adicionam prêmios e comissões por desempenho. Além de recompensar por metas batidas. Da mesma forma, os vendedores contam com ajuda de custo e cursos de capacitação.

Assim, o salário base inicial de um promotor de vendas pode ser em torno de R$ 1.100,00 podendo chegar a R$ 5.000,00 de acordo com as premiações por desempenho.

Agora você já sabe o que faz um promotor de vendas externas, suas funções e as principais áreas de atuação e o perfil para ser um bom promotor de vendas. Como resultado, está mais preparado para entrar nesse universo de venda direta e se tornar um vendedor de sucesso.

Aqui na ZAZ, nosso maior bem são as pessoas! Por isso, investimos constantemente no cuidado com nossos colaboradores e, assim, crescemos junto com quem acredita em nossos projetos e embarca nessa trajetória. Venha fazer parte da primeira e maior Salestech do Brasil!