Saiba planejar uma rota de vendas eficaz

Vendedor conferindo no celular como fazer um roteiro de visitas de vendas

Primeiramente, um bom vendedor sabe a importância que cada minuto representa na rotina de trabalho, não é mesmo? Antes de tudo, o fato de saber como fazer um roteiro de visitas de vendas é uma forma de valorizar e otimizar o tempo no seu dia a dia.

Portanto, para criar a agenda de visitas eficiente, tenha conhecimento profundo sobre sua carteira de clientes. Afinal, quanto mais disciplina e organização tiver, maiores são as chances de sucesso na hora de converter suas visitas em vendas.

Entenda como criar um roteiro de visitas de vendas

Na hora de fazer um roteiro de visitas de vendas, conheça bem a rotina dos seus clientes. Nesse sentido, saiba qual é o melhor horário para conversar com eles e defina a melhor abordagem para cada um.

Assim, preparamos algumas dicas importantes para você saber o que faz um promotor de vendas na hora de montar uma rota.

  1. Conheça sua área de atuação – Domine bem a sua região de atendimento. Identifique os pontos onde possuem o maior ou o menor número de estabelecimentos. Além disso, veja a distância entre cada um deles e os principais tipos de comércio.
  2. Crie uma rota de prospecção – Defina dentro da sua região quais os estabelecimentos que vai visitar para prospectar. Só para lembrar, prospecção é diferente de venda. Então, o principal objetivo dessa abordagem é abrir a porta de negociação para oferecer seu produto num próximo encontro.
  3. Status da carteira – Aqui vai a alternativa interessante que pode ajudar a organizar sua rota de vendas. Separe suas visitas por motivo de atendimento. Por exemplo, se durante o dia você for realizar 20 visitas, divida em Prospecção, Formalização da Venda e Fidelização.
  4. Organize seu tempo – Dinâmico! Estipule um tempo médio para cada cliente e seja objetivo, interessante e convincente. Bem como mostramos no nosso material sobre como fazer um pitch de vendas.
  5. Conheça o trânsito da região – Saiba escolher os melhores caminhos entre um cliente e outro. Desta forma, você evita atrasos causados por engarrafamentos ou paradas no meio do caminho.
  6. Meio de transporte – Escolha o meio de transporte que vai te deixar mais ágil para atender a região. Afinal, alguns vendedores que utilizam carro, por exemplo, estacionam num ponto central e visitam os clientes à pé. Por outro lado, outros preferem uma bicicleta para cumprir a rota de vendas.
  7. Verifique endereço e contato – Antes de ir a campo, confira se as informações como endereço e contato estão corretas.
  8. Agende a visita – De acordo com o andamento da negociação da venda, agende a visita com seu cliente antes de ir até ele. Como resultado, vai ajudar a organizar melhor seus horários.
  9. Siga a programação – Seja organizado e cumpra seus compromissos. Com essa postura vai ganhar pontos com seus clientes, sendo lembrado como alguém responsável. Afinal, é um ponto importante que passa segurança e credibilidade.
  10. Use a tecnologia a seu favor – Esperteza! Utilize a tecnologia como aliada na hora de elaborar um roteiro de visitas de vendas. Além dos modelos de planilhas, agendas e aplicativos de mobilidade, algumas empresas contam com um software exclusivo para o controle da rota de vendas, como é o caso da ZAZ.
E qual a importância de como fazer um roteiro de visitas de vendas?

E qual a importância do planejamento de rotas de vendas bem executado?

Uma forma de ganhar tempo e melhorar o número de atendimentos, além de impactar de forma positiva os resultados, é saber como fazer um roteiro de visitas de vendas.

Você já deve ter ouvido aquela expressão “tempo é dinheiro”. Todo esse planejamento vai resultar num aproveitamento maior do seu tempo, bem como a disponibilidade dos seus clientes. Quando você otimiza sua agenda, você pode aumentar também o número de clientes visitados.

Saiba quais são os principais benefícios de roteirizar rotas:

  • Maior controle de sua rotina – Colocar em ordem suas obrigações diárias é fundamental na organização das visitas de vendas, assim você pode evitar deixar de cumprir algum compromisso ou passar batido em alguma tarefa.
  • Transparência e organização com a equipe de vendas – Manter atualizado os dados diários das visitas fará com que você consiga se comunicar melhor com seus supervisores, apresentando de forma clara a situação da sua rotina e da sua carteira de clientes.
  • Criação de um vínculo com o cliente – Disciplinado, responsável e organizado são características do perfil de um bom vendedor. Essa atitude fará com que seu cliente tenha uma imagem positiva, além de se sentir mais seguro e confiante com você.
  • Alta qualidade na operação de vendas – Ter uma rotina bem alinhada vai contribuir para aumentar o seu desempenho no dia a dia, visitando mais clientes com maior qualidade, impactando diretamente nos resultados das vendas.

Portanto, saber entender a real importância de planejar bem uma rota de vendas é um grande diferencial para quem deseja se destacar como um promotor de vendas. Quando você consegue organizar sua agenda diária de atividades, você tem maior eficiência em cumprir seu cronograma, além de reduzir as chances de erros durante o processo.

Com essas dicas, agora você já está mais preparado para elaborar um roteiro de vendas. Neste artigo você aprendeu como planejar uma boa rota de vendas para aproveitar melhor o seu tempo e aumentar as chances de sucesso na hora de converter suas visitas em vendas.