O que é uma Salestech?
Na teoria, o termo salestech é muito simples. Trata-se da combinação de duas palavras em inglês: sales (Vendas) e technology (Tecnologia). Porém, na prática, o verdadeiro significado vai muito além desta junção.
Essa lógica também se aplica em outros termos:
- Na educação, plataformas online permitem o ensino à distância (edutechs);
- A esfera jurídica tem se beneficiado com serviços que automatizam a organização e emissão de documentos (lawtechs);
- No mercado de serviços financeiros, startups criam produtos inovadores com melhor experiência e, custos menores sem nem mesmo serem bancos (fintechs);
- Empresas especializadas em recursos humanos desenvolvem soluções que otimizam a gestão de pessoas nas organizações (HR Techs);
- Na agropecuária uma série de práticas passaram por melhorias graças a tecnologia (agritechs);
- Entre outros.
Confira, no vídeo abaixo, os principais diferenciais competitivos que uma Salestech pode trazer para a sua empresa:
Desta forma, os processos de vendas também passaram a ser modernizados graças ao trabalho das salestechs.
Salestechs são empresas que detêm um conjunto de ferramentas responsáveis por acelerar e otimizar a produtividade das vendas, permitindo que os representantes usem o tempo e a inteligência da maneira mais eficaz.
Deve-se tomar cuidado para não confundir o trabalho das fintechs com o das salestechs, e vice-versa.
Embora os dois modelos de negócio utilizem a tecnologia como base para a execução do trabalho proposto, a área de atuação de cada uma delas é diferente.
As fintechs são empresas que prestam serviços na área do mercado financeiro, inteiramente baseadas em tecnologia, como bancos digitais e corretoras de investimentos online.
Já as salestechs, são organizações que visam o planejamento e a execução de estratégias que alavanquem as vendas de empresas como a sua.
Salestech: A inovação que traz resultado
Processos exclusivos com base em tecnologia fizeram da ZAZ a primeira salestech do Brasil. Em nossa cultura organizacional, inovação é um termo levado muito a sério.
Nossas soluções buscam fornecer aos promotores informações precisas sobre o cliente a ser conquistado. Os resultados dessas ações são registrados e, assim, quem nos contrata consegue monitorar de maneira clara e eficiente as métricas alcançadas.
Além disso, conseguimos fiscalizar, com o uso da tecnologia, a performance da equipe de vendas responsável por cada ação, em tempo real, garantindo uma maior eficácia em cada entrega.
Nossa outra aliada é a geolocalização, por meio dela nós mapeamos os possíveis leads e monitoramos as ações das equipes que atuam na rua.
Todas essas informações são armazenadas em um gigantesco banco de dados (Big Data), e assim, criamos modelagens que nos permitem saber coisas maravilhosas, como:
- Qual cliente tem maior probabilidade de conversão;
- Qual o perfil de promotor ideal para trabalhar em determinada região / projeto;
- Quais clientes têm um comportamento que pode levá-lo a cancelar os serviços.
O processo de utilizar grandes volumes de dados com técnicas de modelagem chama-se Data Science. Na ZAZ, automatizamos essas informações utilizando o aprendizado de máquina, ou machine learning.
Por meio dessa inteligência artificial, o algoritmo fica cada dia mais assertivo, distribuindo as rotinas de atividade entre nossos diversos canais de venda.
Outra frente importantíssima para melhor tomada de decisões é o Business Inteligence, ou, BI. Com ele, é possível acessar as informações da big data e trabalhá-las através de ferramentas que garantem performance.
Em seguida dados providos aos nossos clientes internos e externos através de dashboards customizados para qualquer necessidade.
Salestech: Tecnologia para terceirização de vendas
A terceirização de qualquer processo interno é uma escolha que visa melhorar a performance de uma empresa, seja por conta da redução dos custos, do aumento da produtividade ou até mesmo do interesse em suprir a falta de know-how na execução de algum método.
O que difere empresas tradicionais do mercado de terceirização de vendas de uma salestech, é o fato de as tradicionais atuarem com técnicas obsoletas e limitadas ao offline, o que reflete na demora ou no não atingimento dos resultados esperados.
Sabendo disso, a ZAZ desenvolveu uma estrutura omnichannel, unindo o que há de melhor e mais adequado entre os recursos tradicionais e digitais.
A tecnologia possibilita novas formas de acesso a dados e agilidade em processos, que no offline acabam sendo mais lentos ou menos objetivos.
Não se trata de simplesmente automatizar as vendas, mas sim, usar a tecnologia como uma forma de otimizar a performance de cada promotor.
Conheça o Scot: A central de inteligência da ZAZ
O Scot é o nosso sistema responsável pelo armazenamento, gestão e implementação dos dados que visam tornar as ações de vendas mais assertivas.
Com ele, a ZAZ consegue centralizar informações preciosas, tanto de bancos de dados externos (Receita Federal, Serasa, birôs de crédito, Google), quanto registros feitos pelos nossos colaboradores durante a execução dos processos.
Representação da funcionalidade no Scot com o mapa de calor da localização dos promotores de rua em tempo real.
Com base no conhecimento armazenado, o sistema gera inteligência em cima desses dados, que é o nosso Business Intelligence, e os distribui para os canais mais adequados, podendo ser via força de vendas externas, telemarketing ou marketing digital.
Uma vez que a primeira abordagem não resulta em venda, as informações sobre esse lead são registradas e reaproveitadas para uma nova aproximação, podendo ser executada tanto em um outro canal, como uma nova tentativa no mesmo.
Nosso sistema leva em conta a etapa do funil em que o futuro cliente se encontra, o número de vezes e os meios em que ele foi abordado. Assim, o Scot conecta a tecnologia com os processos, gerando os melhores resultados.
A ZAZ sabe onde os seus novos clientes estão
Conhecendo as características que compõem o perfil do cliente ideal para a sua empresa, nós acionamos o nosso sistema, que mapeia geograficamente as melhores oportunidades de negócio.
Assim, os nossos promotores de venda podem ir a campo e abordar os leads que estão mais propensos a comprar o seu produto ou serviço. Nosso telemarketing pode entrar em contato via telefone ou WhatsApp, seja retornando uma visita física ou iniciando contato.
Além disso, temos o nosso Marketing Digital, que pode entrar em ação e nutrir esses leads com conteúdo, até a entrega desses para nossa equipe de Inside Sales.
O uso dessa tecnologia permite que captação de leads, conversão em vendas, produtividade, e ROI, sejam muito mais assertivos.
Essa é a proposta oferecida por uma salestech: usar a tecnologia e inteligência para aumentar a suas vendas.
Benefícios em contratar uma salestech
- Processos inovadores, bem definidos, e organizados, que resultam em agilidade na execução dos serviços prestados para os seus clientes.
- Vendedores são altamente especializados, com um treinamento estado-de-arte e as melhores ferramentas disponíveis no mercado.
- Tecnologia de ponta como base para todos os processos, gerando melhor eficiência no acompanhamento e geração de resultados.
Como você pode perceber, as salestechs são as organizações responsáveis por trazer inovação para o mercado de terceirização de vendas.
A utilização dos recursos tradicionais do outsourcing junto da otimização promovida pela Big Data, e por técnicas de inteligência artificial, já é uma realidade. Portanto, agora é hora de se atualizar, deixar de lado os processos obsoletos e desfrutar dos serviços inovadores que uma salestech tem para oferecer.
Seu negócio pode se tornar mais eficiente com o auxílio de uma salestech. Descubra como a ZAZ pode ajudar a sua empresa e entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores!