Terceirização Comercial: Vantagens e Desvantagens

É importante conhecer as vantagens da terceirização de vendas antes de definir a melhor estrutura comercial para a sua empresa. Afinal, esse formato pode melhorar os seus processos internos, tornando-os mais efetivos e lucrativos.

Elevar o desempenho nas vendas é o desejo de toda empresa. Contudo, para alcançar este resultado, é preciso ter não só o conhecimento sobre os processos mais adequados, mas também a estrutura necessária para executá-los. 

Cada mercado possui as suas próprias complexidades, de forma que às vezes é mais produtivo focar no desenvolvimento do produto ou serviço do que em planejar e executar uma estratégias de vendas.

Sabendo disso, pergunte-se: O que é melhor para o crescimento da sua empresa: montar um time interno de prospecção ou terceirizar esse processo? Ao longo deste texto nós iremos ajudar você a encontrar esta resposta. 

Ao final do conteúdo você saberá: 

  • As vantagens da terceirização de vendas;
  • As vantagens em contratar uma salestech;
  • As desvantagens de outsourcing de vendas.

Principais vantagens de outsourcing força de vendas

É essencial conhecer os benefícios que a terceirização das operações de vendas oferece antes de procurar uma empresa especializada em terceirização. Afinal, a partir das vantagens que ela oferece, é possível saber o que você não pode abrir mão. 

Conheça quais são elas:

Profissionais altamente capacitados

Toda empresa busca contratar os melhores funcionários e, no caso das outsourcings, isso não é diferente. Além contarem com as habilidades e atitudes desejadas, os vendedores terceirizados passam pelos melhores processos de avaliação e acompanhamento das metas

O resultado é uma constante melhoria nas entregas de cada profissional.

Redução dos custos por vendedor e da burocracia legal

As terceirizadoras profissionais organizam suas operações com ótimos CRMs. Dessa forma, cada promotor consegue abordar um número maior de leads por dia, aumentando o retorno sobre o investimento. Tudo isso sem que você tenha que se preocupar com treinamentos e contratações.

Força de vendas maior e mais produtiva

Com o trabalho de uma equipe externa, os seus produtos e serviços passam a ter um alcance maior. Principalmente se a prestadora contratada possuir uma grande estrutura com vendedores em várias regiões do país. 

A ZAZ, por exemplo, possui mais de 800 promotores de vendas distribuídos em estados do nordeste, sudeste e sul do Brasil. Toda esta estrutura faz a diferença. Para se ter uma ideia, em média, os vendedores realizam mais de 1.000 vendas por dia.

Nossa agilidade também é uma referência no mercado, já que a ZAZ consegue colocar uma equipe grande e treinada para começar a vender em semanas, sendo que o comum em empresas concorrentes, é levar meses para realizar essa implementação.

Possibilidade de se concentrar no core business

Outra vantagem da terceirização de vendas é o fato de permitir que as empresas se concentre no core do seu negócio, como no produto ou serviço. 

Isso porque ela deixa de se preocupar com os processos de venda, deixando-os nas mãos de especialistas.

Vantagens de contratar uma salestech

Empresas especializadas em terceirização de vendas possuem processos bem desenvolvidos e estruturados, o que permite que você se preocupe menos com a execução desse trabalho. 

Contando com um time unido por um propósito, focado em bater metas, especializado em executar técnicas de persuasão e que respeitam as necessidades do cliente, essas empresas podem te auxiliar a alcançar melhores resultados.

Para obter resultados ainda mais satisfatórios, você pode procurar por uma salestech, que também é uma empresa especializada em terceirização de vendas. Inclusive, a  ZAZ é a primeira salestech do Brasil.

O que a diferencia é que ela utiliza a tecnologia como uma forma de otimizar a performance de cada promotor.

Dentre as soluções oferecidas pelas salestechs estão:

  • A utilização de um CRM próprio em operações omnichannel;
  • O uso da geolocalização para mapear leads e monitorar o desempenho da equipe de prospecção;
  • O acompanhamento dos clientes no período pós-venda;
  • Uso de ferramentas de marketing digital durante todo o processo.

Além disso, recursos de Inteligência Artificial também são utilizados. Todas as informações colhidas sobre os clientes em potencial são armazenadas em um grande banco de dados (big data).

Em seguida esses dados são processados por algoritmos independentes (machine learning), que administram parte da estratégia levando em conta o perfil de cada pessoa dentro do funil de vendas.

Assim, o investimento neste modelo garante uma assertividade ainda maior na abordagem de cada lead.

Superando as expectativas das demais opções, esse é um dos melhores meios de se realizar o outsourcing comercial. Além do mais, ao contratar uma salestech, você também garante os benefícios comuns às demais empresas do ramo.

Desvantagens em contratar uma empresa de vendas terceirizada

Existem também algumas desvantagens que podem vir a ocorrer em relação a terceirização de vendas, principalmente quando se contrata uma empresa que não se compromete com a qualidade do serviço oferecido.

Distanciamento entre a empresa e os vendedores

Isso pode fazer com que a tomada de decisão seja descentralizada, havendo certa dificuldade na supervisão deste trabalho.

Busque por prestadoras que sejam acessíveis e transparentes. Seja com o acesso a plataformas de acompanhamento remoto ou com supervisores de vendas que fazem esse trabalho de forma direta e próxima à equipe.

A empresa terceirizada pode ter problemas trabalhistas ocultos

Atente-se a isso na hora de planejar sua distribuição. Pesquise o histórico e a reputação da terceirizadora em questão. 

O perfil dos vendedores terceirizados pode não corresponder às suas expectativas

Para evitar este problema, procure fornecer todas as informações necessárias para que a empresa contratada seja mais assertiva. Se atente à reputação dessa empresa no mercado e a forma como realiza o treinamento das suas equipes.

No mais, quando bem escolhida, uma empresa de terceirização de vendas é capaz de melhorar consideravelmente os seus resultados comerciais. 

Ao saber da responsabilidade envolvida no gerenciamento das operações de prospecção, muitas vezes, a medida mais aconselhada é entregar esta tarefa para quem entende do assunto. 

Agora que você viu as vantagens e desvantagens da terceirização, que tal conhecer sobre os tipos de terceirização que podem ser adotados?

Avalie o tipo de terceirização de vendas mais adequado para a sua empresa!

Agora que você conheceu as principais vantagens e desvantagens da terceirização de vendas, é importante destacar que o outsourcing de vendas pode ocorrer de diferentes formas. Os tipos mais comuns são:

  • Terceirização parcial dos times de vendas, em que mais de um time de promotores trabalham por uma mesma marca – mesclando times internos e externos;
  • Terceirização total do time de vendas, em que ela é realizada na íntegra, não existindo um time interno dedicado a esse processo;
  • Representantes de vendas independentes, que consiste na contratação de microempreendedores individuais (MEI) para prospectar novos clientes. 

Todos esses tipos de terceirização possuem prós e contras, sendo necessário avaliar o que de fato supre as suas necessidades comerciais.

Sentiu a necessidade de terceirizar a sua equipe de vendas? Entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores, para que eles expliquem como o método e a tecnologia da ZAZ podem fazer a sua empresa vender mais.