Como Diminuir a Rotatividade de Sua Equipe de Vendas
Diminuir o turnover dos vendedores é um dos maiores desafios que gerentes e diretores comerciais enfrentam no dia a dia. Afinal, os motivos para que essa taxa seja elevada são diversos.
Uma das explicações é que é difícil manter uma rotatividade baixa quando se trata de um cargo 100% comissionado ou que ganha um salário fixo baixo e o restante variável. Em meses com poucas vendas, a insatisfação pode imperar, levando-os a buscar outras oportunidades profissionais.
Diante desse cenário, geralmente, não há margem para investir em equipes com altos níveis de qualificação e experiência profissional. Logo, as empresas acabam buscando novas pessoas com mais frequência, para tentarem ver suas necessidades supridas.
Mas será que é possível contornar esse cenário e, assim, diminuir o turnover de vendedores nas empresas? Neste conteúdo, mostraremos algumas estratégias que podem auxiliar nessa missão. Antes, porém, é essencial entender o porquê é tão importante evitar tantos desligamentos.
Boa leitura!
Por que é tão importante ter uma meta de turnover?
Um turnover elevado é considerado prejudicial para as empresas. Isso, porque ele afeta diretamente na organização financeira.
Ele representa uma série de gastos e desperdícios, incluindo aqueles relacionados às rescisões contratuais e eventuais indenizações. Sem falar dos custos elevados que as empresas despendem com seleção, treinamento e adaptação no momento em que o colaborador é contratado. É como se tudo isso fosse por água abaixo.
A cada nova demissão, há grande perda de conhecimento prático na operação dos processos internos. Afinal, os profissionais o adquirem apenas com o tempo e a alta rotatividade pode fazer com que isso se perca.
Outro ponto importante e que demonstra a necessidade de diminuir o turnover de vendedores é que há perda de conexão com os clientes. O setor comercial costuma ser o primeiro contato entre eles e a empresa e, por esse motivo, se tornam responsáveis pela conta. Sem isso, algumas informações essenciais podem ser perdidas.
Além do mais, muitos saem dos empregos e buscam tirar alguma vantagem sobre o empregador – usando-se das leis trabalhistas. Logo, a empresa pode ter que lidar com processos trabalhistas e indenizações a longo prazo.
Tendo em vista que todos esses fatores podem prejudicar na saúde organizacional, é importante buscar alternativas para conter o turnover dos vendedores da empresa. Descubra como fazer isso a seguir.
Aprimore seu processo seletivo para diminuir a rotatividade de pessoal
Para formar equipes qualificadas, engajadas e produtivas, é importante que a empresa tenha ciência do perfil ideal para cada atividade. No caso dos vendedores, é essencial que eles tenham as habilidades e as atitudes esperadas, assim como estejam de acordo com a missão, cultura e valores da empresa.
Com essas informações em mãos, o setor de Recrutamento e Seleção consegue escolher os candidatos mais adequados e, assim, promover uma contratação mais precisa.
Um ambiente de trabalho desafiador pode diminuir a rotatividade do time
As pessoas estão valorizando cada vez mais questões como oportunidade de crescimento, capacitação e benefícios no momento de escolher a empresa que desejam trabalhar. Logo, quem deseja contratar profissionais talentosos e diferenciados, precisa repensar o seu ambiente para que sejam atrativos a eles.
Uma dica é apresentar um plano de carreira logo na fase de integração do colaborador. Assim, ele fica ciente das possibilidades e dos desafios que o esperam – e que podem servir como fatores motivacionais.
Treine as lideranças para lidarem melhor com suas equipes de vendas
Os líderes possuem papel fundamental para diminuir o turnover. Inclusive, muitos vendedores estão pedindo desligamento por não concordarem com a postura e com a capacidade técnica e emocional dos seus superiores.
Portanto, investir em treinamento para gestores é essencial para que eles se tornem uma referência positiva. Além do mais, a qualificação pode melhorar o relacionamento entre eles, tornando-o mais leve, justo e imparcial.
Não deixe de qualificar sua força de vendas
O mundo está em constante transformação e, portanto, é essencial que o conhecimento seja reciclado com frequência. Ao oferecer treinamento para seus vendedores, eles se mantém sempre atualizados sobre técnicas e ferramentas de venda. Permitindo, assim, que aprimorem suas habilidades e o desempenho das suas tarefas.
Porém, esse não é o único benefício. A possibilidade de terem treinamento e desenvolvimento é um fator motivacional. Isso gera times mais engajados, coesos e felizes, ajudando a diminuir o turnover.
Ofereça benefícios compatíveis com o mercado
Para não perder um bom profissional, é preciso valorizar seu esforço e a sua dedicação à empresa. Nesse cenário, não basta apenas oferecer um bom salário, mas também dispor de benefícios diferenciados.
Avalie a possibilidade de oferecer:
- Plano de saúde;
- Vale-alimentação e refeição;
- Combustível;
- Vale-cultura;
- Convênios com faculdade e escolas;
- Descontos em empresas parceiras.
Outra dica é perguntar para sua força de vendas quais benefícios eles gostariam de receber. Assim, você oferece exatamente aquilo que necessitam.
Ofereça feedbacks constantes para diminuir o turnover
Muitas empresas não sabem, mas ter uma cultura de feedback pode ajudar a diminuir o turnover. Afinal, os profissionais precisam saber se o seu desempenho está dentro do esperado ou obter sugestões de melhorias, por exemplo.
Além de possibilitar que eles atuem com mais qualidade, isso fortalece o vínculo e a confiança entre as partes.
Abra espaço para participarem nas decisões estratégicas
Os vendedores lidam diretamente com os clientes e, portanto, possuem conhecimentos valiosos e que podem ser úteis para o negócio. Desta forma, permita que eles participem de decisões estratégicas.
Ao se sentirem parte importante da empresa, a tendência é que se sintam ainda mais motivados no dia a dia.
Terceirize sua força de vendas para não se preocupar com o turnover
Se mesmo com todas as estratégias acima você não conseguir diminuir o turnover da sua empresa, uma solução pode ser terceirizar a força de vendas. Nesse formato, você não terá que se preocupar com questões como seleção e treinamento, pois a empresa terceirizada se encarrega de todos esses processos.
Desta forma, você tem a garantia de contar com profissionais qualificados, economiza e, ainda, ganha em competitividade. Sem falar que não precisa se preocupar em diminuir o turnover.