Como a ZAZ aumentou a rentabilidade de grande adquirente em 162%

Aumento de rentabilidade de grande adquirente em 162%

O mercado de máquinas de cartão evoluiu muito nos últimos anos. Se antes era difícil achar diferenciação entre as empresas, hoje é possível encontrar marcas que de fato se preocupam em satisfazer as necessidades dos comerciantes e, consequentemente, dos clientes.

Este é o caso da adquirente que se tornou case de sucesso da ZAZ e inspirou a criação desse conteúdo. O que ocorre é que, com o aumento da demanda, ela se viu precisando de um apoio especializado em vendas, para atingir um mercado ainda maior.

Neste cenário, encontrou na terceirização de vendas da ZAZ a parceria ideal. Com equipe de promotores treinados para entender as dores de cada potencial cliente, ela passou a mostrar o seu produto e serviços como a melhor solução para sanar problemas como efetividade e gestão de vendas em estabelecimentos, por exemplo. Aumentando, com isso, o número de novos clientes e usuários.

Quer entender como os processos e a tecnologia da ZAZ foram importantes para que uma empresa de meios de pagamento aumentasse sua rentabilidade? Continue a leitura e descubra!

Aumento de rentabilidade com a ZAZ

Você vai ver neste artigo:

  1. Trajetória do mercado de máquinas de cartão;
  2. Como uma nova adquirente se diferenciou nesse mercado
  3. Resultados alcançados após a parceria com a ZAZ.

Trajetória do mercado de máquinas de cartão

Atualmente, existe uma grande variedade de empresas que vendem máquinas de cartão. Além disso, esse equipamento se popularizou tanto que até mesmo comerciantes de rua oferecem débito e crédito como forma de pagamento.

Mas não foi sempre assim.

Alguns anos atrás, o mercado de meios de pagamento era bastante restrito. Havia apenas três grandes adquirentes de cartão e o produto que elas ofereciam não apresentava grandes diferenciais entre si.

Demandas como experiência do usuário e qualidade no atendimento eram deixadas de lado. Dessa forma, não existia motivo para o cliente preferir por uma das marcas em questão.

Inclusive, era comum os estabelecimentos comerciais possuírem mais de uma máquina no balcão, para que, na hora do pagamento, o vendedor escolhesse qual aparelho usar – conforme a bandeira do cartão do cliente.

A estratégia de prospecção utilizada por essas empresas de adquirência também deixava a desejar. Os promotores de vendas eram incentivados a vender até duas unidades do produto por dia, sem se preocupar com o perfil do cliente que comprou o equipamento.

A falta de um processo de vendas inteligente e a pouca preocupação com a satisfação do consumidor, fez com que o tempo de ciclo de vida dos clientes se tornasse curto.

Como uma nova adquirente se diferenciou nesse mercado

Conforme a demanda crescia, uma nova adquirente surgiu no mercado, com o objetivo de suprir os problemas das marcas concorrentes e preencher essas lacunas.

A corporação se preocupou em inovar, enriquecendo a experiência de quem compra as máquinas de cartão.

Quer um exemplo? Durante muito tempo, o serviço de atendimento ao cliente prestado pelas empresas do ramo era demorado, automatizado e burocrático. A nova adquirente justamente otimizou o processo, de forma que os problemas apresentados no call center passaram a ser resolvidos rapidamente e por uma única pessoa.

Ao promover o encantamento do cliente, o seu próprio time comercial conseguia vendas com uma maior qualidade.

Entretanto, essa adquirente precisava aumentar rapidamente a sua base de clientes e ampliar sua posição no mercado. E foi aí que a parceria com a ZAZ iniciou.

Ela decidiu unir as forças da sua experiência no mercado com a eficiência dos processos tecnológicos da ZAZ. Sendo assim, nos tornamos a responsável por implementar uma tecnologia capaz de mapear os leads desejados, e, assim, conquistar apenas aqueles que se encaixavam no perfil da empresa contratante.

Resultados alcançados após a parceria com a ZAZ

O time de promotores de vendas da ZAZ era incentivado a buscar clientes com faturamento mensal em cartões a partir de R$10 mil.

Porém, com sua expertise, passou a atingir públicos ainda maiores. Em alguns casos, eles passavam de R$ 1 milhão por mês em cartões. Para se ter uma idéia, a média da base ativa era superior a R$ 16 mil.

Case ZAZ - TPV Médio

A ZAZ também implantou na adquirente um modelo de controle de preços interno. Com isso, foi possível cobrar uma taxa maior sobre cada transação de crédito ou débito (NET MDR).

A princípio, a meta estipulada de NET MDR era de 0,7%. Porém, ela chegou a 1,05% – a maior rentabilidade de todas as operações dessa contratante. Isso permitiu que a ZAZ atingisse um desempenho incrível, já que as outras empresas terceirizadas alcançavam resultados em NET MDR na ordem de 0,05% a 0,4%, ou seja, muito inferior à performance da ZAZ.

A preocupação da ZAZ em promover o sucesso do cliente, também colaborou com o aumento da rentabilidade.

Foi executada uma logística de Onboarding aprendida com a própria adquirente, em que os promotores de venda passaram a visitar cada novo cliente até dois dias após a entrega da máquina.

Nesse encontro, são realizadas a instalação e a instrução de uso do equipamento, tomando o cuidado necessário para que o consumidor aprenda a utilizar todos os recursos oferecidos pelo serviço recém-contratado.

Esse contato próximo e preocupação real com a satisfação faz com que o cliente passe a confiar mais na marca. E essa relação foi determinante para explicar a excelente performance em churn da carteira.

Com promotores presentes e preocupados com o sucesso do cliente, a ZAZ conseguiu, através de vendas consultivas, a adesão de 70% dos consumidores no produto de antecipação automática. Contribuindo ainda mais na rentabilização do contratante e elevando a satisfação dos lojistas, uma vez que essa ferramenta auxilia na gestão de seu fluxo de caixa.

A taxa de ativação também foi um grande destaque, chegando a 97%. O resultado da produtividade alcançada com todo esse trabalho pode ser conferida no gráfico a seguir:

Case ZAZ - Taxa Atv

A satisfação do cliente também foi notável. Prova disso é que o número de clientes que deixaram de utilizar a máquina de cartão desta adquirente (churn*) é baixo, conforme gráfico:

Case ZAZ - Churn

Assim, chegamos a um TPV extraordinário no valor de R$ 100 milhões de reais por mês e um TPV acumulado de R$ 1,4 bilhões de reais.

Ou seja, com tecnologia e conhecimento, a ZAZ conseguiu aumentar a produtividade, as taxas de ativação, TPV e qualidade de preço, além de manter um churn baixo.

*Churn = [(número de clientes sem transação em 30 dias + número clientes que reativaram) / Base ativa] , onde:

Base Ativa = número de clientes que transacionaram > R$ 100 – número de clientes sem transação em 30 dias.

Neste conteúdo, apresentamos um case de sucesso da ZAZ com o intuito de demonstrar a importância de contar com um time de vendas especializado. O cliente, que trabalha com máquinas de cartão, passou a precisar de ajuda para se posicionar no mercado e, principalmente, dar conta da quantidade de interessados.

Com a ajuda da ZAZ, a empresa aumentou sua carteira de clientes e atingiu um TPV acumulado de R$1,4 bilhões de reais. Já pensou!

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