Os novos meios de pagamento e suas interações entre clientes e PMEs

leandro peixoto autor

Leandro Peixoto
Equipe de Marketing

Novos meios de pagamento - ZAZ Vendas

Conheça novas alternativas de meios de pagamento disponíveis para usuários e empresas e quais são fundamentais para o seu negócio

Nunca houve uma diversidade tão grande de meios de pagamento como nos dias atuais. São tantas opções disponíveis, ao ponto que cheques, cartões, boletos e principalmente o dinheiro em cédulas se tornarem formas obsoletas de se pagar por algo.

A inovação promovida pelas instituições financeiras tradicionais, fintechs e startups, fez com que transações passassem a ser mais práticas, mais seguras e menos custosas.

Tudo isso com tarifas cada vez menores, o que torna o consumo mais atrativo, tanto para quem vende, quanto para quem compra.

Neste texto você vai saber um pouco mais sobre os 4 itens abaixo. Para tornar a leitura mais fácil, navegue através dos links:

  1. Ascensão das compras online
  2. Os novos meios de pagamento e porquê você deve utilizá-los
  3. Os benefícios do pagamento via QR code

Boa leitura!

Entre as inovações que se encontram disponíveis no mercado de meios de pagamento estão os cartões de aproximação, as pulseiras de crédito, pagamentos aprovados por reconhecimento facial e os QR codes.

Sabe o que esses novos meios de pagamento têm em comum?

Com exceção dos cartões de crédito por aproximação, que exigem que a pessoa digite a senha dependendo do valor da compra, na maioria deles não é necessário o contato físico com objetos que foram previamente tocados por outra pessoa, garantindo a segurança necessária para evitar a proliferação de doenças infecciosas como o novo coronavírus.

Embora este benefício possa nem ter sido cogitado na época em que essas formas de pagamento foram desenvolvidas, agora essas inovações são ferramentas necessárias para o novo momento de cuidados com proteção e saúde no momento de compra.

Inclusive essa informação foi confirmada em uma cartilha divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), no material também foi feita a recomendação do uso desses sistemas sem contato.

Não é à toa que as empresas estão acelerando o processo de digitalização ao incorporar essas novas soluções. A ideia é aprofundar o relacionamento com o consumidor, uma vez que alguns dados indicam que a Covid-19 deve provocar impactos de longo prazo no comportamento das pessoas.

Segundo uma pesquisa feita pela Mastercard, sete em cada 10 latino-americanos estão preocupados com os impactos do uso do dinheiro para a sua saúde. 

Já no Brasil, cerca de 77% das pessoas têm usado dinheiro com menos frequência ou abandonaram o uso do papel moeda desde que a crise de saúde começou.

Ascensão das compras online

O isolamento social tem acelerado a digitalização nas mais diversas áreas, além de influenciar a mudança nos hábitos de consumo do brasileiro.

De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos consumidores que compraram pela internet durante a quarentena aumentaram o volume de compras online devido ao isolamento social. 

Também foi registrado um aumento de 79% na compra de alimentos/bebidas para consumo imediato por delivery durante o período em que o estudo da SBVC foi realizado.

Oferecer mais opções de formas pagamentos faz com que os estabelecimentos se tornem mais preparados para atender a essa crescente demanda.

Prova disso são os aplicativos de entrega como Ifood, Uber Eats e Rappi e os marketplaces como Magalu e Americanas.com.

Essas plataformas fazem questão de diversificar as opções do cliente para realizar o pagamento dos produtos. Assim, garantem uma acessibilidade maior, atingindo diferentes perfis de consumidores.

Ou seja, o aumento dessas possibilidades de pagamento pode resultar em um maior volume de clientes.

Conheça os novos meios de pagamento

Segundo uma pesquisa feita pela multinacional de meios de pagamento Wirecard, o consumidor brasileiro é um dos mais entusiasmados pela inovação nos meios de pagamento. 

Para se ter uma ideia, pelo menos 57% dos consumidores entrevistados se declaram interessados em utilizar reconhecimento facial para pagar pelas suas compras. 

Além disso, segundo a mesma pesquisa um quarto dos brasileiros confiam mais em provedores de pagamento (Apple Pay, Samsung Pay, Amazon Pay) do que em bancos tradicionais e outras organizações. 

Esses dados provam a necessidade de se manter atualizado e assim implementar novos meios de pagamento disponíveis do mercado. Conheça mais sobre cada um:

Meios de Pagamento - Aproximação

Cartões de aproximação e pulseiras de crédito

 Com os cartões de aproximação e as pulseiras de crédito, dependendo do valor da compra, não há necessidade de digitar a senha. Os sensores presentes nas maquininhas permitem que o consumidor apenas se aproxime do equipamento, sem nenhum toque.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial, pode até parecer coisa de ficção científica, mas já é uma realidade em várias transações comerciais. Nesse modelo, o pagamento é feito por um aplicativo e a validação da compra é realizada com uma selfie.

Emissão de boletos em bancos digitais

Hoje não é mais necessário pagar taxas para oferecer boleto bancário como forma de pagamento. Graças ao serviço prestado por bancos digitais, agora qualquer cliente dessas instituições conseguem realizar a emissão de graça.

O número de boletos permitidos por mês e o limite do valor a ser cobrado, varia e é determinado por cada banco. Mas mesmo assim, esta pode ser uma excelente forma de pagamento, tanto para negócios online, quanto para prestação de serviços.

Essa é mais uma inovação trazida pelas fintechs, com apenas alguns cliques, clientes de bancos digitais podem gerar links ilimitados e compartilhá-los com os seus clientes via whatsapp, email ou SMS.

A criptografia utilizada na para permitir esses pagamentos garante a segurança do processo que é realizado em meios virtuais, e além disso a taxa pela utilização deste meio de pagamento é mínima, o que permite aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Pagamento via WhatsApp

Recentemente o WhatsApp liberou no Brasil um serviço de pagamentos entre amigos e empresas. Com ele, os usuários do aplicativo podem fazer transferências monetárias entre si e pagar produtos ou serviços. 

No momento a nova função do chat está restrita a algumas bandeiras de cartão de crédito. A utilização do serviço é gratuita para pessoas físicas, mas é cobrada uma pequena taxa processamento quando usada por empresas.

É possível transferir até R$ 1.000 por vez e receber até 20 transações por dia com um limite de R$ 5.000 por mês. São permitidas apenas transações dentro do Brasil e na moeda local. os fundos são liberados em dois dias.

QR Code

O QR code é uma evolução do tradicional código de barras, tão presente em bens de consumo e boletos. 

Por meio dessa inovação, hoje é possível fazer compras apenas com o smartphone e uma carteira digital instalada nele. Basta abrir o aplicativo e selecionar a opção de pagar. Desse modo, é feito o procedimento de escanear ou emitir o QR Code, o vendedor confirma o valor e o processo de venda é finalizado.

O código já era utilizado em estabelecimentos comerciais, mas no começo de abril ele se popularizou, a ferramenta virou presença garantida no cantinho da tela das lives desta quarentena, de artistas com milhões de fãs a cantores menos conhecidos.

Nessas transmissões, o código QR é o meio pelo qual a audiência realiza doações para instituições de caridade.

A solidariedade foi tamanha que aumentou consideravelmente o número de cadastros nos aplicativos de carteira digital via QR code, não se sabe o número exato, mas estima-se o número 1,6 milhão novos usuários. Sendo que só a PicPay, por exemplo, já conta com mais de 20 milhões de usuários no Brasil

Isso indica que são grandes as chances desse meio de pagamento se tornar cada vez mais comum, até mesmo num cenário pós-pandemia.

Meios de Pagamento - QR Code

Benefícios do uso do QR code

Se o ano de 2019 ficou marcado pelo que se chamou de “guerra das maquininhas”, com bancos e fintechs disputando espaço nos pontos de vendas, 2020 tende a ser o ano das transferências via QR code. Conheça agora as vantagens de utilizá-lo:

1. Praticidade

As carteiras digitais possibilitam o uso de várias funcionalidades em um só lugar, em sua maioria, elas oferecem serviços de pagamento em estabelecimentos físicos, recebimento, transferência, recarga de celular e até pagamento de boletos. 

2. Segurança

O QR Code conta com um sistema de criptografia que impossibilita que dados sejam roubados, o código é atualizado com frequência, por isso esta forma de pagamento tende a ser mais segura do que as demais.

3. Economia

A digitalização de serviços bancários e de pagamentos possibilita uma maior economia para as empresas, afinal os pagamentos via QR Code não cobram taxas e nem mensalidade, sendo uma ótima solução para quem visa cortar custos.

Outra vantagem de receber pagamentos via QR code, é que o dinheiro cai na sua conta virtual na hora em que o pagamento for realizado. Não sendo necessário pagar nenhuma taxa por isso. Ao contrário das máquinas de cartão, que, na maioria das vezes, cobram um valor para que haja a antecipação de recebíveis.

Cada vez o consumidor apresenta uma postura mais digital, por isso é necessário acompanhar essas evoluções.

Aderir a  utilização de QR code, por exemplo, é gratuito. Não é preciso pagar nada para adicionar esse meio de pagamento em um comércio ou para utilizá-lo como substituto de cartões ou dinheiro em espécie. Portanto, não existe motivo para não implementar esta tendência no seu estabelecimento.

Além disso, as inovações também permitem que você ofereça novos benefícios para o seu cliente. Entre essas novidades está o cashback. Com essa vantagem, o consumidor recebe parte do valor investido de volta para gastar numa próxima compra em qualquer estabelecimento que ofereça QR code como forma de pagamento.

Assim o cliente vivencia uma experiência de compra mais vantajosa, o que é um grande estímulo para ele se tornar fiel ao seu estabelecimento, otimizando os níveis de LTV e CAC

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